LIVRO: Deus na escola pública

capa

São Paulo: Ed. Reflexão, 2015

O ensino religioso em escolas públicas sempre gerou controvérsias em diversos países, especialmente naqueles que, como o Brasil, não adotam uma religião oficial.

Neste livro, abordo importantes questões sobre o tema: distintas concepções de educação e liberdade, relações entre Igreja e Estado, fatores históricos e o papel que a religião assume na organização da sociedade. Apresento nele as visões antagônicas de dois autores: o padre Leonel Franca, fundador da PUC do Rio de Janeiro, e o pastor João Filson Soren, titular da Primeira Igreja Batista do Rio entre os anos de 1935 a 1985.

Em abril de 1931 o presidente Getúlio Vargas assinou um decreto autorizando o retorno do ensino religioso às escolas públicas, que fora banido pela Constituição de 1891. Meses depois, o jesuíta Leonel Franca – intelectual de grande influência – publicou um livro saudando o decreto presidencial e discorrendo sobre os aspectos pedagógicos, sociais e jurídicos do ensino religioso.

De outro lado, o renomado pastor batista escreveu em 1949 uma obra contundente contra o ensino de religião em escolas públicas. Defensor da separação completa entre Estado e Igreja, Soren entendia que o ensino religioso ameaçava essa separação e concorria para a extinção da liberdade religiosa, que seria “a pedra angular do majestoso arcabouço das liberdades humanas”.

No primeiro capítulo, resgato a presença histórica de católicos e batistas em solo brasileiro. Nos dois capítulos seguintes, exponho os argumentos do pastor e do padre, com citações que ressaltam os interesses e as preocupações de ambos, além de alguns debates ocorridos na imprensa e no Congresso. Após grande controvérsia, o ensino religioso foi aprovado na Constituição de 1934.

Na conclusão, intitulada O desafio da liberdade, convido o leitor a refletir sobre esse delicado tema, visando estimular o diálogo franco e aberto sobre os diferentes modos de ver e sentir o mundo, evitando mal-entendidos desnecessários que geram tensão nas ruas, nas instituições e nos meios de comunicação.

O livro pode ser adquirido na editora:
https://www.editorareflexao.com.br/deus-na-escola-publica/p/468