O triunfo da vida : esclarecimento ao jornalista André Petry

Imagem

(Imagem: Editoria de arte da Folha de S. Paulo)

No já distante ano de 2008, na edição do dia 04 de junho, a revista VEJA publicou um artigo com os comentários do jornalista André Petry à nota que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil havia publicado, a respeito da polêmica decisão do Supremo Tribunal Federal que liberou as pesquisas científicas com células-tronco embrionárias. Em dado momento, o jornalista escreveu o seguinte:

“Não há nada objetivamente errado na concepção religiosa da vida. É uma posição respeitável, corajosa, humanitária. Só não pode, por ser religiosa, prevalecer na vida civil de um país laico”.

Após ler isso, enviei o seguinte e-mail ao autor do artigo (e à revista):

Prezado André,

A concepção religiosa da vida não pode prevalecer na vida civil de um país somente se ele for irreligioso (ou laicista, ie, contra as religiões em si mesmas). A laicidade do Estado, corretamente compreendida, significa apenas que o governo não impõe a seus cidadãos nenhuma religião, nem permite que ninguém seja discriminado por motivo de sua crença. Disso, porém, não decorre que as leis do país não possam refletir e expressar os anseios e as percepções religiosas e/ou culturais de sua população.

Isto é – e deve ser – assim porque a religião, desde os primórdios da humanidade, está na base da cultura e da organização das sociedades. Por natureza, o homem é um animal religioso, isto é, está sempre às voltas com as questões da origem e sentido da vida. Cada um de nós procura suas respostas. Como, então, pretender que esse debate não se reflita nas discussões legislativas?

Esperando ter contribuído com seu trabalho de profissional da imprensa e com sua formação humana, despeço-me.

(Não recebi resposta alguma. Mas espero que ele tenha recebido meu email…)

 

Anúncios

Aprecie com moderação...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s