Por que a beleza importa?

Como visto no post anterior, o último CD da Carol Saboya se chama, muito apropriadamente, BelezasOra, qual é a importância da beleza para nós, humanos? Esta semana, li um artigo sobre a arquitetura do nosso Oscar Niemeyer, muito profundo, que nos leva a pensar sobre muitas coisas. Olhem só estes trechos:

A beleza está no vértice da realidade. (…) Ela encerra a relação de conveniência, ou de sintonia, entre uma propriedade universal do ser e a inteligência que a contempla. (…)

O impacto sensorial causado pelas coisas verdadeiramente belas, às quais ninguém é indiferente, não implica que a beleza não possua razões. Ao contrário, onde não há inteligência não pode haver beleza em sentido próprio. (…) A beleza existe para conduzir as criaturas inteligentes ao êxtase, à pletora de amor. (…)

Daqui:  Niemeyer e o êxtase de Narciso

Realmente, para apreciarmos devidamente a beleza, é necessário um aprendizado! E isso significa: precisamos sempre ter alguém que nos conduza – um professor, um mentor, um mestre… Quem foi, ou é, seu(s) mentor(es) na educação da sensibilidade estética? Qual é a importância, por exemplo, de um pintor tão extraordinário quanto Henri Matisse, ou de um músico como Tom Jobim?

509

513

503

Anúncios

Aprecie com moderação...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s